terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ENTREVISTA - ANTONIO CARLOS MARCHEZETTI

Algum tempo atrás criei um post nas redes sociais para que meus contatos pudessem fazer perguntas sobre a licitação do transporte coletivo de Maringá. Minha assessoria conseguiu uma entrevista com o responsável pelo projeto exigido na licitação, Antonio Carlos Marchezetti da empresa LOGITRANS. As perguntas foram enviadas e agora estou divulgando a entrevista completa.

Jorge Rodrigo

Gostaria de saber se há no estudo a criação de um SAC eficiente. Pois é através das críticas, elogios e sugestões que estas empresas podem identificar pontos há serem estudados. O SAC da TCC não funciona bem. Isso demonstra que para eles, tanto faz o que os usuários pensam.

RESPOSTA: No edital estão previsto que a SETRAN órgão da Prefeitura Municipal de Maringá estará a cargo da Gestão dos Serviços sendo que além de SAC haverá acesso a informações do Sistema on-line como controle de operação, cumprimento de horários e demais características operacionais do sistema.

Jorge Rodrigo

Sobre o valor das tarifas. Os ônibus poderiam ter ar condicionado. A tarifa cobrada aqui é semelhante a de Campo Grande (e o calor as vezes também é) e lá os ônibus possuem o ar. Existe alguma possibilidade dos carros terem essa comodidade ?

RESPOSTA: Por coincidência quem atende tecnicamente a Prefeitura Municipal de Campo Grande é a LOGITRANS então as informações sobre o sistema de Campo Grande são plenamente conhecidas e para esclarecimento a Tarifa Básica em Campo Grande é de R$ 2,50 e o serviço básico não conta com ar condicionado mas sim existe serviço Executivo similar ao Expressinho de Maringá com Tarifa superior a básica. Em relação a comodidade os novos serviços estão sendo dimensionados para operação com uma ocupação de 90% da capacidade dos veículos visando melhoria no nível de conforto dos serviços.

Rodrigo G Lima

Muitas pessoas reclamam que a tarifa é alta por termos apenas uma empresa operando na cidade. A relação MAIOR QUANTIDADE DE EMPRESAS = TARIFA MENOR é verdadeira? Porque? Pode nos explicar de uma forma simplificada?

RESPOSTA: A tarifa de transporte é determinada dividindo o custo dos serviços pela quantidade de passageiros pagantes, então o que implica no valor da tarifa é a eficiência do sistema. Se para um mesmo número de suários forem adicionadas mais empresas operadoras a tendência é de aumento de custos, pois se agregará mais custos administrativos ao sistema. O sistema de transporte urbano não é de operação desregulamentada, mas sim regulada em termos de oferta que deve ser proporcional a demanda então a existência de mais operados em serviços urbanos não tem relação com edução de preços. Para que se possam reduzir preços alguns fatores são definitivos tais como carga tributaria que representa cerca de 40% dos custos, bem como menor quantidade de isenções tarifarias a maior utilização dos serviços fora dos horários.

Fabiana Pereira

Como é planejada essa licitação? Além do melhor preço, claro, o que a empresa participante terá que oferecer para vencer?

RESPOSTA: ocorreram contribuições valiosas inclusive de vereadores sugerindo a modalidade técnica e preços que será adotada visando não selecionar uma empresa concessionaria que possa prestar serviço com nível inferior ao existente. O vencedor deverá oferecer vantagens para os usuários e apresentar a melhor condição técnica.

Flaviano Silva

Depois de implantação por parte da empresa ou empresas, é possível criar neste tipo de contrato uma cláusula de satisfação do usuário? Por exemplo, a prefeitura realizar anualmente uma pesquisa de satisfação por parte dos usuários do transporte coletivo e estipular um percentual mínimo de satisfação, sendo que se a empresa ficar abaixo deste percentual, permitir multas e até sanções por parte do poder público a estas empresas, podendo em último caso, se a empresa por repetidos anos se sair muito mal nesta pesquisa, romper este contrato.

RESPOSTA: está sendo previsto um controle operacional através de um CCO na SETRAN que acompanhará a execução dos serviços em tempo real e será disponibilizada para acompanhamento da população toda operação dos serviços transformando-se assim em um controle em tempo real da operação dos serviços por todos os cidadãos. Na legislação vigente estão previstos todas as penalidades por qualquer inobservância do contrato de concessão.

Andrea Silveira

Todos os dias ouvimos reclamações de usuários em geral, motoristas, pedestres etc., referentes aos acidentes causados pelas imprudências dos motoristas da empresa de transporte. Qual será a esponsabilidade da empresa? Acredito que não basta punir somente o motorista, pois a empresa deve manter uma política de reciclagem para com seus funcionários.

RESPOSTA: Estão solicitados empresas com normas de qualidade que exigem do participante vencedor uma politica moderna de prestação de serviços atendendo aos comentários sobre melhoria na politica de pessoal.

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