terça-feira, 18 de janeiro de 2011

VISITA ILUSTRE

Meu amigo, Enilton Cavalcante, esteve no gabinete para conversarmos sobre CULTURA. Pensamos em alguns projetos que vamos amadurecer. Uma idéia é inserir espetáculos nas escolas fundamentais. Acho que a criança só tem a ganhar sendo apresentada a boa música desde cedo. O que vocês acham ?

4 comentários:

  1. Acho que "cultura" primeiramente, tem que ser melhor definida. Porque se cultura for gosto por boa música, ainda não temos nada. Porque a definição de "boa" música é variável... e dizer que boa música é clássica e um ou outro MPB é totalmente elitista, desconsiderando o pop, o rock, o samba e outros estilos consumidos em massa. E alegar que esse consumo de masso é pra quem não tem cultura.

    Acho que a "capacitação cultural" por assim dizer deve ser ensinada através de gosto pela leitura, análise crítica de cinemas, música, teatros, religião, sociedade, etc. Fazendo a pessoa pensar em porquê aquilo é bom ou não... definindo o "bom" como algo que te agregue alguma coisa útil e aprimore sua capacidade de percepção e intelecto. Fazendo vc diferenciar claramente que um funk pornográfico não pode ser tão bom quanto uma música que te agregue não só "um bom ritmo", mas bom vocabulário, críticas, sentimentos, sensibilidade e estimule o seus neurônios.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Aryádne. Acho que devemos apresentar para as crianças, principalmente, ANÁLISE CRÍTICA. Como isso nossos jovens vão crescer sabendo formar a própria opinião sobre as coisas e tendo a capacidade de escolher se essa ou aquela música ou livo ou filme é "BOM" ou "RUIM". O problema é que hoje em dia não é feito nada. As crianças não têm oportunidade de conhecer nada além da "decoreba" dos livros.

    ResponderExcluir
  3. Jose Luiz - musico18 de janeiro de 2011 13:49

    Pois é meus queridos..acrescentando...o buraco eh mais embaixo messmo: o espetaculo por si só vai acrescentar muito pouco, infelizmente, aos nossos estudantes... o que tem que ser feito é aproveitar-se a oportunidade do espetaculo para levantar discussoes com os alunos sobre o tema apresentado, sobre a criacao do espetaculo, sobre a trilha sonora/musical...dai a pergunta: os professores estao capacitados a terem essa discussao com seus alunos? Se nao for desta forma o espetaculo vira apenas "entretenimento". Flavio: chama a gte pra conversar...abracos !

    ResponderExcluir
  4. José, a maioria dos professores está sedenta por esse conhecimento, por essa oportunidade de debater, apresentar novidades. O problema é que nossa educação está engessada. Como podemos mudar isso ? Os professores têm essa autonomia ? Depende exclusivamente da secretaria da educação ? Os vereadores podem fazer alguma coisa ? São muitas dúvidas...

    ResponderExcluir